A data de apresentação foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira 476s27
Viviane Moura | Sedec-MT 6h5j1z
Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta sexta-feira (1º de outubro), a diretora técnica da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso (ABCMI), Elvira Leite, apresentou ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o projeto “Selo do Amigo da Melhor Idade no Turismo”.
A iniciativa, única no país, tem como objetivo fomentar o turismo na Melhor Idade por meio da certificação gratuita de municípios mato-grossenses que prestarem serviços turísticos voltado aos idosos, atendendo a especificações desse tipo de cliente que necessita de condições diferenciadas.
Dentre os pré-requisitos para o obtenção do selo estão: facilidade de o e locomoção e ibilidade, variedade de atrativos, boa infraestrutura, diversidade de opções de hospedagem e de alimentação, segurança, manutenção dos valores históricos e culturais, preservação do meio ambiente.
De acordo com a presidente da ABCMI, Ana Maria do Carmo Caporossi, essa é uma ação única da qual os idosos de Mato Grosso vão se beneficiar diretamente. “Nenhum outro Estado dispõe de um selo que atesta uma condição especial de recepção ao idoso. Será algo totalmente novo e em benefício exclusivo da melhor idade”.
Para o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, o projeto é mais uma ação que deve estimular o turismo da melhor idade no Estado. “Esta é mais uma forma de valorizar o turismo. Será um selo inédito, o primeiro do Brasil. E vamos fazer junto com a validação do mapa do turismo, a divulgação do selo em Mato Grosso, para que os municípios possam aderir a essa nova campanha. Hoje também é um dia muito especial, Dia da Melhor Idade, assim como todos nós, eles querem retomar o turismo com responsabilidade, de forma consciente e que fomente cada vez mais os atrativos que temos capacitados para recebê-los”.
A ideia que agradou ao secretário César Miranda, será levada ao Conselho Estadual de Turismo para implementação do projeto. “A sugestão desse projeto é muito bem-vinda, acreditamos sim, que a melhor idade merece condições dignas de lazer e turismo no Estado, por isso estamos dispostos a fazer com que esse projeto se torne realidade com o apoio do Conselho Estadual”, ressalta.
Em razão do Dia do Idoso, Miranda, aproveitou a ocasião para homenagear as representantes da ABCMI, Elvira e Ana Maria, com flores.